Fases da Lua

Introdução:

Como sabes, a Lua é um corpo iluminado pela luz do Sol. A porção da Lua que vemos iluminada chama-se fase. O intervalo de tempo entre duas fases da Lua iguais e consecutivas é designado por lunação. A duração de uma lunação é de 29 dias, 12 horas e 44 minutos (cerca de 29,5 dias).

A face da Lua iluminada é aquela que está voltada para o Sol. A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra. Durante a primeira metade do ciclo a porção iluminada vai aumentando (Quarto Crescente) e durante a outra metade ela vai diminuindo (Quarto Minguante). A cada dia que passa a Lua apresenta uma fase diferente da sua face iluminada. No entanto, geralmente apenas quatro recebem denominações especiais: Lua Nova (0% iluminada), Quarto Crescente (50% iluminada), Lua Cheia (100% iluminada) e Quarto Minguante (50% iluminada).

Cada fase dura no máximo algumas horas. As fases lunares ocorrem simultaneamente não importando a localização do observador. Porém, não são percebidas da mesma forma. No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao que é visto por um observador situado no hemisfério Sul. É costume dizer-se que a Lua é "mentirosa", porque será?


Características das quatro fases principais:

Lua Nova

A Lua Nova ocorre quando o hemisfério voltado para a Terra não recebe nenhuma luz (0%) do Sol, pois os dois astros estão na mesma direcção. “Nasce”, aproximadamente, às 6 horas e “põe-se” aproximadamente às 18 horas. No dia seguinte começa o período crescente da Lua, aparecendo no céu cada dia uma porção maior da sua face iluminada.

Quarto Crescente

Cerca de 7 dias e meio depois da Lua Nova, a Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, 50% iluminado pelo Sol. É o Quarto Crescente. “Nasce”, aproximadamente, às 12 horas e “põe-se” às 0 horas. A Lua ainda está no seu período crescente, por isso, no dia seguinte vemos no céu mais que um quarto da Lua.

Lua Cheia 

Passados 15 dias depois da Lua Nova, a Lua e o Sol, vistos da Terra, estão em direcções opostas, separados de aproximadamente 180°. Num certo momento, a face visível está 100% iluminada. É a Lua Cheia! “Nasce”, aproximadamente, às 18 horas e “põe-se” às 6 horas do dia seguinte. Nesse dia termina a fase crescente. No dia seguinte começa o período minguante.

Quarto Minguante

A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol. Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua “nasce” à meia-noite e “põe-se” ao meio-dia, aproximadamente. Permanece assim no seu período minguante, que se estenderá até a próxima lua nova.


Tarefas:

Utilizando a simulação em flash sobre as fases da Lua disponível aqui, tenta executar as actividades descritas a seguir:

  1. Coloca a simulação a correr e tenta identificar qual é a forma que a Lua apresenta na fase de Quarto Minguante, para um observador situado no hemisfério Norte. E no hemisfério Sul, qual seria?

  2. Aproximadamente quantos dias após a Lua Nova é que o observador vê o satélite natural da Terra sob a forma de um disco brilhante?

  3. Na fase de quarto decrescente, qual é a forma apresentada pela Lua para o mesmo observador? E se ele se encontrasse no hemisfério Sul?

  4. Quantos dias decorrem até que a Lua fique novamente com a totalidade da sua face iluminada em oposição à Terra?

  5. E em que fase da Lua poderá ocorrer um eclipse do Sol? E um eclipse da Lua?

Se tiveres curiosidade em saber qual é a fase da Lua num determinado dia num lugar situado no hemisfério Norte, podes usar a simulação disponível aqui. Podes ainda experimentar aqui uma simulação sobre a sucessão das fases da Lua, em alternativa à primeira que foi apresentada.

Se te sentires preparado, esta é a altura de passares ao teste interactivo, onde poderás avaliar os teus conhecimentos nesta matéria.

Teste Interactivo